CIRCULAR Nº.: 082 2012 de 03 de maio de 2012.



Senhores Diretores


GABINETE

COMUNICADO 1:Publicação em Diário Oficial.

Comunicado Conjunto CGEB/CGRH, de 2-5-2012 - Professores de Educação Física aprovados no concurso público de Professor de Educação Básica II/2010.

Segue publicação anexa.

COMUNICADO 2: Planilha com os Aniversariantes do mês de MAIO de 2012.

ATENÇÃO: A Planilha com os Aniversariantes do mês de MAIO de 2012 encontra-se anexa.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

  • Decreto nº 52.691, de 1º de fevereiro de 2008 - publicado em 02 de fevereiro de 2008.

  • Resolução SGP nº 004 de 10 de março de 2008 - publicada em 11 e retificada em 18 de março de 2008.

COMUNICADO 3: Retransmitindo Comunicado: “Centro de Referência em Educação Mário Covas”.

O “Centro de Referência em Educação Mário Covas” está promovendo concurso na categoria “Gestão Empresarial” para premiar as iniciativas desenvolvidas por servidores públicos estaduais.

Visando à concorrência de um dos eventos realizados por esta Coordenadoria no referido certame, a Professora Rosa Mieko Nakashima Fukase inscreveu o “CONCURSO DE REMOÇÃO”, promovido pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da SEE.

A razão de o evento ter sido selecionado para concorrer ao “Prêmio Governador Mário Covas” fundamenta-se na modernização do processo via internet, tornando todo o procedimento mais rápido e vantajoso para os candidatos que concorrem à remoção, bem como para a Administração.

A primeira etapa de julgamento para a premiação já ocorreu, e, entre 269 ações inscritas, o “Concurso de Remoção” se classificou entre os 67 finalistas.

Nesta última etapa do certame será considerada a votação pública para eleger a ação que irá à classificação final.

Assim sendo, solicitamos a gentileza de divulgar amplamente a participação do evento no supramencionado concurso para que todos participem da votação prestigiando nosso “CONCURSO DE REMOÇÃO”.

Para votar, é necessário acessar o site: “premiomariocovas.sp.gov.br” clicar no link “votação on-line” e, na página “Finalistas do Prêmio Mário Covas”, pesquisar, digitando no respectivo campo “CONCURSO DE REMOÇÃO”, buscar e votar, seguindo as instruções.



SUPERVISÃO

COMUNICADO: Orientações - ProEM – “Projeto Jovem do Futuro”.

Comunicamos que o MEC prorrogou o prazo para finalização dos PRC para o dia 15 de maio de 2012, data de encerramento para que todos os planos estejam consolidados e gerem o Plano de Ação Global do Estado de São Paulo.

Entretanto, com esta nova prorrogação, precisamos atentar para o status dos planos na Plataforma do SIMEC - “enviado para ajustes”.

As escolas deverão olhar novamente para seus planos e substituir algumas nomenclaturas, bem como especificar um pouco mais as ações, sempre com foco na aprendizagem do aluno.

As sugestões abaixo têm como objetivo realinhar e agilizar a finalização desta etapa do trabalho.

Metas que envolvem frequência: as metas devem apontar para a dimensão qualitativa: referem-se às práticas pedagógicas adotadas pelos professores e, conseqüentemente, ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. Substituir por: aprimoramento da prática pedagógica; ampliação dos conhecimentos; aprimoramento das competências e habilidades; melhorias relacionadas às avaliações; melhoria da aprendizagem como processo formativo permanente etc.

Ambientação: por aquisição de materiais e bens e/ou contratação de serviços necessários à adequação dos ambientes escolares relacionados às práticas pedagógicas indicadas nos respectivos projetos e ações.

Gestão:

  • Contratação de serviços de consultoria- deverá acontecer sempre por meio de contratação de instituição de ensino superior, com vistas à qualificação do trabalho didático pedagógico do professor e a melhoria da ação proposta para desenvolvimento com os alunos

  • Aquisição de materiais didáticos pedagógicos- a compra deverá contemplar o campo “itens financiáveis”, mas é necessário descrever uma proposta de ação atendendo uma ou mais áreas do conhecimento/disciplinas.

  • Aquisição de equipamentos e mobiliários- descrever na ação a articulação direta entre as áreas de conhecimentos/disciplinas que se pretende trabalhar. A aquisição destes materiais deverá estar descrita dentro dos campos financiáveis.

  • Observação - a compra de quaisquer materiais não se caracteriza como ação, mas apontam os recursos necessários para o desenvolvimento da mesma. É necessário que se estabeleça o nexo pedagógico para que se justifique a compra. Vale ressaltar que os itens considerados como despesas de capital são os relativos a equipamentos e mobiliários. Aquisição de material, serviços e locações são consideradas despesa de custeio.

Locação e serviços de infraestrutura e utilização de equipamentos para realização de eventos: os eventos são atividades propostas para o desenvolvimento das ações. A ação, obrigatoriamente, deverá apresentar descrição que contemple as áreas do conhecimento/disciplinas do currículo. A realização do evento deverá estar descrita como atividade proposta dentro da ação.

Reforço: substituir por ações que ampliem o trabalho com conteúdos de uma ou mais disciplinas para qualificar o desenvolvido pelos professores e despertar o interesse dos alunos com atividades diferenciadas.

Solicitamos que transmitam estas orientações para as respectivas escolas. Salientamos que TODOS os Planos (PRC) serão devolvidos para os devidos ajustes, mesmos os que estavam com status “finalizado” deverão rever suas ações pautando-se nestas orientações.

Segue novo cronograma de postagem e finalização:

  • 03 a 07/05 - ajustes dos planos e nova postagens.

  • 07 a 11/05 - análise SEDUC e validação dos PRC.

  • 15/05 - data limite para consolidação do Plano de Ação Global do Estado de São Paulo.

Equipe ProEMI/PJF

Kátia e José Roberto - Supervisor de Ensino


CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E INFRAESTRUTURA

NÚCLEO DE FINANÇAS

COMUNICADO 1: Planilha de Diária.

Segue anexa Planilha de Diário da Orientação Técnica - Cultura é Currículo - Lugares de Aprender, realizada no Parque Estadual da Serra do Mar.

Data: 11/ 04/ 2012 - Responsável: Ludmila.

Maria Simões – responsável

COMUNICADO 2: Manual de Instrução FDE/DRA nº 010/2012.

Em cumprimento ao disposto na Cláusula Terceira e letra “c” da Cláusula Sétima do Convênio celebrado entre a FDE e APMs de Escolas Estaduais, segue arquivo anexo: o Manual de Instrução FDE/DRA nº 010/2012.

Suseli – responsável


CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR

NÚCLEO DE GESTÃO DA REDE ESCOLAR E MATRÍCULA

CONVOCAÇÃO: Videoconferência sobre o Sistema de Avaliação e Frequência/SAF.

Será publicada no Diário Oficial de amanhã, a seguinte convocação:

Portaria do Dirigente Regional de Ensino, de 03-05-2012.

Convocando:

Nos termos da Resolução SE 58/2011, artigo 8º, inciso II, convocamos um funcionário de cada Unidade Escolar responsável pelo lançamento e acompanhamento no Sistema de Avaliação e Frequência (SAF) para uma videoconferência que será realizada nesta Diretoria de Ensino.

  • Data: 17 de maio de 2012 (quinta-feira).

  • Local: Diretoria de Ensino – Sala de Videoconferência.

  • Horário: das 09h00min às 15h00min.

O funcionário terá o efetivo exercício publicado de acordo com o inciso I e II do artigo 10 da Resolução SE 62/05.

Paulo Sérgio – Diretor Técnico I


ANEXOS


Atenciosamente


Edina Paula Roma Teixeira

Dirigente Regional de Ensino

Busca